sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Sexta-Feira 13 - Verdade ou mito ?


Para muitos a sexta-feira 13 é considerada como um dia de azar seja em que mês for, e este ano em Portugal iremos ter 3 sextas-feiras 13, uma delas é hoje, a outra será em Março e a última em Novembro! Como tal e por achar um assunto interessante decidi pesquisar um pouco e tentar perceber melhor o que engloba este dia !
Enquanto o número 12 é considerado algo completo, o 13 é considerado um número irregular, sinal de infortúnio. Somando o dia da semana de azar (sexta) com o número de azar (13) tem-se pela tradição, o mais azarado dos dias. Em contrapartida há quem considere o número 13 o número da sorte! E num dia assim claro que existem superstições, existindo quem as leve a sério. Há quem não passe por baixo de uma escada pois dá azar, ou então partir um espelho que vai remeter para 7 anos de azar ou até mesmo ver um gato preto neste dia dá azar. Estes são apenas alguns, pois conseguem existir ainda mais ! Triscaidecafobia sabem o que é ? É um medo irracional e incomum do número 13. E parascavedecatriafobia ou frigatriscaidecafobia ? Estes são os nomes que se dá ao medo específico pela sexta-feira 13 que pode ser também considerado uma fobia !
Por Portugal são diversas as zonas que celebram este dia, sendo que a maior festa acontece no castelo de Montalegre em Trás-os-Montes. Todas as sextas-feiras 13 há uma festa, onde não faltam as bruxas, os bruxos, os feitiços, entre outras coisas !
Na vila de Vinhais, na aldeia de Cidões, também se festeja a sexta-feira 13. Aqui as pessoas reúnem-se à volta de uma grande fogueira, onde também poderemos encontrar um banquete com produtos locais. Como vimos nem todos julgam este dia, alguns nem ligam, outros consideram a sexta-feira 13 um dia de azar cheio de superstições e há ainda quem celebram o dia! E vocês são supersticiosos?

Sem comentários:

Enviar um comentário